-
Arquitetos: S+Na. – Sanuki + Nishizawa architects
- Área: 332 m²
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa, projetada para uma mulher de trinta anos de idade e sua família, foi construída sobre um lote de 4m de largura e 21m de profundidade, em Ho Chi Minh City, terreno muito típico das casas Tubo urbanas, no Vietnã. O principal pedido da cliente era perceber o espaço luminoso e aberto, preenchido de luz natural e vegetação.
As Casas Tubo, o estilo habitacional mais típico no Vietnã, possuem uma dificuldade crítica na obtenção de luz natural e ventilação suficiente, principalmente por não ter abertura nas duas longas paredes laterais de fronteira e, também, porque os vietnamitas tendem a ter um grande número de divisórias fixas para a separação de muitos dormitórios. Sendo assim, o tema principal do projeto é o de explorar a possibilidade de um novo estilo de vida no Vietnã, onde esse espaço escuro e úmido possa ser transformado drasticamente em um brilhante e aberto.
A casa foi projetada com 4 lajes espessas e sólidas e sem paredes divisórias fixas normais. Cada laje, presa em alturas diferentes, possui vários vazios que levam luz natural refletida do alto, da fachada e da parte traseira na casa. Além disso, cada laje foi construída com vários buracos para banheira e espaço para sentar, especialmente os 15 buracos de vegetação, com diferentes tipos de plantas tropicais para proporcionar um espaço atraente e fresco. Também, paredes divisórias fixas foram substituídas por outras mais claras, móveis e translúcidas para separar espaços de dormir, ajustar o equilíbrio entre a privacidade de cada espaço individual e a fluência do espaço inteiro grande de acordo com o pedido do estilo de vida. Essas partições são as esquadria de dobrar ou correr, com bambu tecido como um sombreamento e um sistema de janelas venezianas facilmente abertos à circulação natural do vento a passar por todo os espaços da casa. Em resumo, todos as intenções de projeto servem para cumprir os espaços da casa tubo com vegetação, brilho, boa ventilação, transformando a habitação estreita, escura e úmida no "espaço de conexão com o ambiente natural do exterior " - onde as pessoas possam se sentir, verdaideramente, na atmosfera externa.
A estrutura da casa é de concreto armado com vigas protendidas. Além disso, usando a chapa de bambu tecida como quadros de concreto para gravar a textura de bambu no teto de concreto aparente, não só enfatiza a laje contínua e o efeito de iluminação natural, mas também cria um efeito estético mais forte juntamente com as esquadrias com a trama de bambu. Todos estes materiais e técnicas adotadas para este projeto da casa são locais e amplamente comuns no Vietnã.
Podemos sentir a ventilação natural e viver sem ar condicionado confortavelmente, com "o estilo de vida conectado ao ambiente natural exterior". De alguma forma, esta proposta sustentável e ecológica é considerada como uma redefinição do estilo de vida tradicional vietnamita de ligação com o ambiente externo na habitação contemporânea. Nós realmente esperamos que este estilo de vida simples, claro e aberto possa ser uma das alternativas eficazes no estilo de vida moderno, no Vietnã.